Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
CHELALA, Ana Laura Pantoja; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes y CHAVES, Silvia Nogueira. Gradismo e Cladismo no Ensino em uma Análise Foucaultiana. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e122625. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236122625vs01.
O percurso analítico deste texto se dirige aos espaços de constituição dos saberes e vislumbra relações de força que problematizam questões atinentes aos sistemas de classificação biológica e ao ensino, objetivando tornar visível as instâncias em que a Sistemática Evolutiva pode representar descontinuidade em relação à Sistemática Lineana. Contemporaneamente, o discurso filogenético posiciona-se como saber mais adequado ao estabelecimento das relações evolutivas, contudo, nos espaços de ensino ele sofre interdições o que permite supor que a formação de professores não lida satisfatoriamente com a dinâmica de algumas construções cientificas. Assim, pensa-se a produção do conhecimento científico para além da simples aceitação de uma verdade.
Palabras clave : Biologia; Cladismo-Gradismo; Epistemologia; Michel Foucault; Ensino.