Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
COSTA, Manoel dos Santos y ALLEVATO, Norma Suely Gomes. A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.127-152. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5238/2015v49i350007.
Este artigo analisa registros escritos apresentados por (futuros) professores, em uma experiência com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Ao resolverem um problema sobre o volume de cilindro, partiram da construção com folhas de papel, estimaram os volumes e resolveram por escrito. Após discussão das resoluções, formalizou-se o conceito matemático construído. Tal experiência fundamentou a presente pesquisa, de natureza qualitativa e realizada por observação participante e análise documental. Constatou-se a necessidade de explorar a escrita com professores em formação, para que também o façam com seus (futuros) alunos de Matemática, através da resolução de problemas.
Palabras clave : Formação de Professores; Resolução de Problemas; Leitura e Escrita.