Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
SOUZA, Napoliana Silva de y PERRY, Gabriela Trindade. Domínio da personalidade nas notas e na permanência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC). Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.64, e-28633. Epub 23-Feb-2023. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64id28633.
Duas questões marcantes em cursos online massivos e abertos (MOOCs) são a dificuldade para manter os estudantes nos cursos e o desempenho insuficiente de alguns participantes, o que pode ter relação com fatores subjetivos. Nessa direção, investigamos se a personalidade e as emoções de realização experienciadas em um MOOC da área médica estão relacionadas à permanência e às notas dos estudantes. Questionários, análises de cluster e de regressão compuseram as especificações metodológicas. Os resultados dos questionários sobre emoções de realização tiveram confiabilidade baixa, não sendo possível chegar a uma conclusão sobre eles, e o questionário de traços de personalidade não indicou relação com as notas ou com a permanência. Os achados seguem a variabilidade de resultados na literatura, que não são unânimes ao afirmar correlações entre essas variáveis. As descobertas indicam que há outras variáveis mais relevantes ligadas à permanência e ao desempenho, que requerem instrumentos mais adequados para avaliar emoções de realização em MOOCs.
Palabras clave : Cursos online massivos e abertos; Emoções de realização; Personalidade; Permanência.