SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Indicadores de fluxo escolar e políticas educacionais: avaliação das últimas décadasInterpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcador índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de  y  BENEDETTI, Francisco Carlos. Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.52, pp.68-84. ISSN 0103-6831.

A pesquisa que originou o presente texto mediu a eficiência das escolas públicas cicladas e não cicladas de ensino fundamental centrando-se nos municípios de Campinas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Variáveis foram construídas para entender a influência do trabalho pedagógico do professor em relação ao tipo de escola (ciclada e não ciclada) e, simultaneamente, interessou-nos verificar a associação desse trabalho docente com outras variáveis: (a) as variáveis de proficiência média em leitura e matemática dos alunos, que foram medidas em dois momentos distintos de suas vidas escolares, a saber, na 1ª série e na 3ª série; e (b) a variável nível socioeconômico, investigada junto a um questionário respondido pelos pais. As associações entre tais variáveis nos permitiram a obtenção de níveis de eficiência das escolas.

Palabras clave : Estudo Longitudina; Eficiência; Análise de Dados; Ensino Fundamental; Desempenho Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )