SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33CONNECTED TO NATURE: UNA PROPUESTA DE ACTIVIDAD EVALUATIVA GAMIFICADATEORÍA DEL DESARROLLO Y LA EVALUACIÓN EN LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

RAIHER, AUGUSTA PELINSKI. POLÍTICAS DE COTAS NA UEPG: ANÁLISE DO ABANDONO E DO RENDIMENTO ACADÊMICO. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08475.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8475.

Este artigo teve como objetivo avaliar o abandono e a eficiência (em termos de nota média) dos alunos cotistas versus os não cotistas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), subdividindo a análise entre licenciatura e bacharelado. Para isso, os alunos foram acompanhados durante pelo menos oito anos e, na sequência, aplicou-se o método Propensity Score Matching. Como corolário, não se encontrou diferença significativa entre o rendimento médio dos graduados cotistas versus os de entrada universal. No caso do abandono, constatou-se menor desistência dos alunos cotistas, especialmente quando se analisou os cursos de bacharelado.

Palabras clave : AÇÃO AFIRMATIVA; ABANDONO; RENDIMENTO ACADÊMICO; EDUCAÇÃO SUPERIOR.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )