Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
BOLZAN, LARISSA MEDIANEIRA; OTERO, WALTER RUBEN IRIONDO y BOTELHO, RAFAEL MONTEIRO. AUTOAVALIAÇÃO E HETEROAVALIAÇÃO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e09199. Epub 16-Ene-2023. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v33.9199.
Esta pesquisa-ação teve como objetivo compreender o impacto dos mecanismos de autoavaliação e heteroavaliação no ensino superior, por meio de abordagem prática num curso de engenharia. Para tal, foram realizadas experiências em cinco semestres, sendo três ocorridos presencialmente e dois como ensino remoto (devido à pandemia de covid-19), na mesma disciplina do curso superior de Engenharia de Produção de uma instituição pública de ensino no Brasil. Como principais resultados, observou-se que as práticas de heteroavaliação e autoavaliação proporcionaram transparência ao processo de avaliação, potencializaram o aprendizado dos acadêmicos e fizeram com que eles mantivessem o comprometimento na tarefa proposta.
Palabras clave : AUTOAVALIAÇÃO; HETEROAVALIAÇÃO; ENSINO SUPERIOR; ENSINO REMOTO..