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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
SILVA, Eurides Brito da. O papel da avaliação no enfrentamento da crise educacional: a experiência de alguns países. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1994, vol.01, n.02, pp.41-49. ISSN 0104-4036.
Não há segurança em se apontar qualquer país como tendo vencido a crise, já que se assiste a um vendaval de crítica e autocrítica nos sistemas educacionais do mundo. A avaliação tem sido o ponto de partida par as mudanças reclamadas. Avalia-se, hoje, o conjunto do sistema educacional, não apenas em seus efeitos pedagógicos mas também nos econômicos e sociais. As avaliações em nível internacional vêm-se mostrando importante instrumento de formulação de políticas educacionais e de questões de financiamento. Alguns exemplos dessas avaliações se constituem em pesquisas empíricas conduzidas em educação comparada. À guisa de conclusão, algumas especulações são feitas sobre as perspectivas que essas avaliações vêm abrindo a alguns países para tomadas de decisão capazes de romper as contradições, os conflitos e as incoerências que existem entre o discurso e a prática, entre a formulação e a execução de políticas educacionais.