Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
KOFF, Elionora Delwing; OKUDA, Maria Mitsuko y OKUDA, Mário Yoshihiro. Dimensões da aprendizagem: uma abordagem de caracterização e avaliação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1999, vol.07, n.23, pp.145-157. ISSN 0104-4036.
O texto aborda dimensões fundamentais da aprendizagem - saber, saber aprender, saber pensar, saber fazer, saber conviver e saber ser - que podem ser consideradas na avaliação do ensino, bem como apresenta um questionário laborado com suporte nessas dimensões. O referencial relativo a essas dimensões da aprendizagem e o instrumento de coleta de dados foram utilizados num estudo de avaliação do impacto dos cursos do Pró-Ciências do Estado de Goiás, destinados a professores de Biologia, Física, Química e Matemática do Ensino Médio. A caracterização das dimensões da aprendizagem sugere aspectos a serem avaliados e o questionário apresenta itens referentes a ações do professor em seu exercício profissional.
Palabras clave : Avaliação; Dimensões da Aprendizagem; Avaliação Docente; Capacitação Docente; Instrumento de Avaliação.