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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
CORREA, João Jorge y CARDOSO, Ana Cláudia Ferreira. As eleições para diretores enquanto instrumento de democratização da gestão escolar: uma análise da experiência implementada na rede municipal de ensino de Ponta Grossa. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.27, pp.181-198. ISSN 0104-4036.
Neste artigo analisamos a implementação do processo de escolha do/a diretoria por intermédio de eleições na rede municipal de ensino de Ponta Grossa/PR. Inicialmente tecemos algumas considerações de caráter mais teórico acerca das diferentes formas de escolha de diretores/as, para em seguida desenvolvermos uma reflexão mais específica do objeto de estudo que nos propusemos investigar. Neste sentido, analisamos a legislação que regula as eleições para diretores/as no município de Ponta Grossa, assim como tecemos considerações sobre o processo em si de escolha dos dirigentes escolares. Por fim, apontamos os aspectos que necessitam de aprimoramento e destacamos as vantagens de se escolher diretores/as pela via do voto livre e direto.
Palabras clave : Administração da Educação; Administração de Unidades Escolares; Democratização da Educação; Democratização da Escola; Gestão Democrática da Escola; Eleição para Diretores(as) Escolares.