Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765
Resumen
BRITO, Renato de Oliveira; GUILHERME, Alexandre Anselmo; CORDOBA, Luiz César y CAMPOS, Alessandra Freire Magalhães de. Comissão Própria de Avaliação - CPA: sua atuação na construção do diálogo entre comunidade acadêmica e direção da IES. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.1, pp.68-88. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000100005.
O presente artigo, baseado em pesquisa exploratória de natureza quali-quanti realizada em centros universitários privados do DF, busca investigar a efetividade da Comissão Própria de Avaliação na construção do processo dialógico entre a comunidade acadêmica e a direção das IES. Propõe-se a aproximação entre o conceito do diálogo ao papel da autoavaliação institucional conduzida pela CPA. Os resultados apontam que, dentro da concepção emancipatória e sistêmica de avaliação proposta pelo SINAES, a atuação da CPA pode construir vinculação entre os instrumentos de informação e o planejamento estratégico das IES.
Palabras clave : Autoavaliação institucional; Comissão Própria de Avaliação (CPA); Diálogo.