Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313
Resumen
ANTUNES, Rita de Cássia Franco de Souza. Saber do corpo, saber do mundo: as relações humanas e de conteúdos de ensino no quotidiano da sala de aula. Ciência educ. [online]. 1996, vol.02, pp.26-38. ISSN 1516-7313.
As relações vividas por pessoas envolvidas em processos educativos, em particular na escola, principalmente por professor e aluno, faz com que a aprendizagem do mundo conduza a uma tomada de posição por ambos, a qual traduz uma intencionalidade revelada em seus corpos. A condição de existência humana é corporal. O corpo integra uma estrutura eminentemente humana e encontra sua plenitude na forma simbólica. Essa forma simbólica, característica da ordem humana, pelo seu poder de estruturar as demais, distingue o comportamento humano. Há uma íntima relação entre a capacidade simbólica e a capacidade de ação das pessoas, a qual se revela nas suas relações diárias com os outros e com o mundo. Desse modo, a.<; ações voltadas para o ensino, podem encontrar nas diversas manifestações corporais, possibilidade de realização de inúmeras sínteses que viabilizam a transmissão e construção de saberes, envolvendo e desenvolvendo conteúdos de ensino no quotidiano da sala de aula.
Palabras clave : Corpo; Processo Educativo; Educação Física Escolar; Cotidiano Escolar.