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Educação e Pesquisa
versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634
Resumen
RODRIGUES, Roberta Pereira de Paula y CRUZ, Giseli Barreto da. (Dis)posições para a formação docente em um curso de pedagogia: contribuições da extensão universitária. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e251676. Epub 28-Abr-2023. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349251676por.
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar como a participação de estudantes de um curso de pedagogia em ações de extensão universitária pode contribuir para o desenvolvimento de (dis)posições para sua formação docente. Teoricamente, ancora-se nos conceitos de (dis)posições para a formação docente, de Nóvoa, e de “terceiro espaço”, de Zeichner. A contextualização acerca da extensão universitária foi elaborada com o apoio do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e estudos da área. Metodologicamente, a pesquisa desenvolveu-se a partir de uma análise documental das ações extensionistas com abertura para a formação de professores registradas na instituição perscrutada, seguida de uma análise de entrevistas feitas com os sujeitos envolvidos com a realização de tais ações e ligados ao curso de pedagogia em questão. Os resultados indicam que as posições para a formação docente são desenvolvidas pela via da extensão, porém algumas mais frequentemente que outras. Considerando as ações de extensão que compuseram o estudo, as posições mais desenvolvidas, por ordem e razões, são: recomposição investigativa, pela relação com a pesquisa; exposição pública, pela relação com a sociedade; interposição profissional, pela articulação com escolas e professores; composição pedagógica, pela dialogicidade e trabalho colaborativo; e disposição pessoal, pelo autoconhecimento e autoconstrução.
Palabras clave : Formação de professores; Disposições para a formação; Extensão universitária; Curso de pedagogia.