Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
BANDEIRA, Monique Vieira Amorim y DANTAS, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto. CURRÍCULO EM MOVIMENTO: TRAJETÓRIA E CONCEPÇÕES. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.390-404. Epub 10-Mayo-2021. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p390-404.
Este estudo apresenta uma análise da proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, concluída e entregue aos professores e demais profissionais em 2014 e atualizada em 2018. O objetivo é refletir sobre os princípios orientadores da proposta, identificando fundamentos teóricos e metodológicos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia é qualitativa com pesquisa bibliográfica dos documentos. Destacamos a importância de se romper com a ótica habitual e conservadora de conceber o currículo como conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos com os estudantes, numa perspectiva linear e acumulativa de conhecimentos. Nesse sentido, a organização escolar em Ciclos é apontada como alternativa, ao propor romper com a fragmentação do processo educativo, vislumbrando uma aprendizagem significativa a partir da ressignificação da rotina escolar.
Palabras clave : Currículo; Organização escolar em Ciclos; Aprendizagem significativa.