Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
ABRAHAO, Bruno Otávio de Lacerda; PARENTE, Maria Larissy da Cruz y RODRIGUES, Alexsandro Gonzaga. Capoeira, Patrimônio Cultural e Educação Física:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1022-1042. Epub 02-Ene-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1022-1042.
O presente estudo realiza uma problematização sobre o ensino da capoeira na escola, cuja manifestação cultural e os elementos de roda e ofício dos mestres são reconhecidos como patrimônio cultural imaterial da cultura brasileira desde 2008. Foi possível observar uma desarticulação entre o reconhecimento de um patrimônio cultural com as políticas educacionais em nosso país, mesmo com a sanção de leis que amparam o ensino da capoeira na escola, como a Lei 10.639/2003 e a Base Nacional Comum Curricular. O ensino da capoeira e o conhecimento sobre sua relação histórica com o Brasil deveriam ser amplamente abordados nas escolas brasileiras, principalmente dentro da Educação Física escolar.
Palabras clave : capoeira; educação física; patrimônio cultural.