Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
FISCHMAN, Gustavo E. y SALES, Sandra R.. Iconoclash: reflexões sobre cultura visual e pesquisas em Educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.423-432. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.3703/set-dez201410.
As sociedades contemporâneas demandam a capacidade de compreender e seguir regras implícitas da cultura visual, as quais são desenvolvidas por meio de múltiplas, heterogêneas e, frequentemente, efêmeras imagens. Este fenômeno tem sido denominado "virada pictórica". Este artigo aponta a discutir que: os efeitos da virada pictórica parecem ser mais limitados no campo da pesquisa em Educação; a ausência substancial dos fenômenos da cultura visual na pesquisa pedagógica, bem como a subutilização das ferramentas das metodologias da pesquisa visual, não se sustentam em barreiras epistemológicas. Propõe-se a pesquisar os fenômenos educativos a partir da perspectiva do iconoclash, analisando imagens sobre Ação Afirmativa publicadas na revista Veja durante o período 1995-2010. A investigação reconhece a constante presença da tensão no par imagem/significado.
Palabras clave : Cultura Visual; Pesquisa em Educação; Virada Pictórica.