Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
NUNES, Kezia Rodrigues y FERREIRA NETO, Amarílio. Os currículos da educação física na educação infantil em Vitória, ES (1991-2007). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.36, pp.491-513. ISSN 1981-416X.
Analisa as práticas curriculares da Educação Física na educação infantil na Rede Municipal de Ensino de Vitória, ES, nos diferentes formatos apresentados pelos concursos públicos, entre 1991 e 2007. A proposta teórico-metodológica considerou a metáfora do conhecimento tecido em redes como potência para problematizar e analisar o currículo em suas interações, saberes, fazeres e poderes. Utiliza pesquisa bibliográfica, documental e com o cotidiano para perceber singularidades e continuidades desse movimento. Também entrevista e acompanha as práticas dos professores de Educação Física que trabalharam em uma instituição. Compreende a existência de uma multiplicidade de sentidos de currículos produzidos pelos cargos e a necessidade de problematizar outras formas de inserção da Educação Física na educação infantil.
Palabras clave : Educação Infantil; Educação Física; Currículo.