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Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
MACHADO, Kheronn Khennedy y DUTRA, Alessandra. Desenvolvimento do Pensamento Computacional: do preconizado pela BNCC à formação dos professores da Educação Básica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.945-956. Epub 15-Ago-2023. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ao09.
A aplicação do Pensamento Computacional (PC) pode possibilitar o desenvolvimento de habilidades nos estudantes da Educação Básica como promoção do raciocínio lógico, do pensamento crítico, da resolução de problemas, dentre outras. Em 2022, com a implantação do novo Ensino Médio, a Secretaria Estadual de Educação Pública do Estado do Paraná trouxe, entre os novos componentes para o currículo escolar, o Pensamento Computacional. Em vista disso, estabeleceu-se a seguinte pergunta de pesquisa: “Os professores da rede pública do estado do Paraná-PR, mais especificamente, da região noroeste, estão preparados para empregar os pressupostos e diretrizes do PC a estudantes do Ensino Médio? Para responder a esta questão foram empregados os tipos de pesquisa bibliográfica, experimental e analítica, com aplicação de um instrumento de coleta de dados a professores que irão lecionar ou têm interesse em ministrar o componente PC. Os resultados mostraram uma visão parcial do conceito, do potencial e das aplicações que o PC tem para o ensino de conteúdos das diversas disciplinas científicas do currículo, o que demonstra a necessidade de formação docente.
Palabras clave : Pensamento Computacional; Educação Básica; Ensino Médio.