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Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
FREITAS, Ana Paula de; DAINEZ, Débora y CARVALHO, Claudia Adriana Silva de Mello. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS E PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.152-165. Epub 06-Feb-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2021.57860.
Este artigo aborda a temática das práticas pedagógicas alfabetizadoras e inclusivas e visa investigar o processo de apropriação da linguagem escrita e as possibilidades de desenvolvimento de um aluno com hipótese diagnóstica de deficiência intelectual matriculado no segundo ano do ensino fundamental da educação básica. Fundamenta-se teórica e metodologicamente na perspectiva histórico-cultural. As análises das situações de sala de aula permitem argumentar que as práticas alfabetizadoras integram a situação social de desenvolvimento, possibilitando a constituição de novas formações psíquicas. Considera-se que as propostas de ensino da linguagem escrita devem priorizar as crianças e suas vivências, as múltiplas relações que ela estabelece com a linguagem e as situações enunciativas que englobam os aspectos formais e a produção de sentidos.
Palabras clave : teoria histórico-cultural; linguagem escrita; educação especial..