Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
FEITOSA;, Raphael Alves y LEITE., Raquel Crosara Maia. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BASEADA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE COMPANHEIROS DE OFÍCIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.35-50. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172013140102.
Neste trabalho, trilhamos os caminhamos na formação dos artistas dentro de corporações de ofício e de academias de arte e ofícios. Buscamos tecer uma teia de relações entre os campos da ciência e da arte e indicamos que é possível se pensar na formação de artistas-reflexivos. Pensamos que a formação do professorado deve ser cooperativa, interdisciplinar, dialogicamente compartilhada entre os aprendizes- mestres através da teoria-prática, assim como ocorre na formação artística, visando- se à tecedura de saberes parceiros, mostrando-se que a educação das Artes pode ser inspiradora para o magistério das Ciências. Ponderaremos ainda sobre o "aplica- cionismo" que dicotomiza teoria e prática, dando um enfoque especial para as pos sibilidades desse tipo de formação dentro dos estágios supervisionados.
Palabras clave : Companheiros de ofício; formação de professores; artistas reflexivos..