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Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
LOPES, Juliana Crespo; INSFRAN, Fernanda Fochi Nogueira y PULINO, Lúcia Helena Cavasin Zabotto. PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO A PARTIR DE UMA EDUCAÇÃO CENTRADA EM ESTUDANTES. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.54, e17029. Epub 03-Feb-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17029.
Este artigo objetiva traçar possibilidades de uma releitura latino-americana decolonial das teorias e posturas educacionais fundamentadas na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) - pensada aqui enquanto um modelo epistemológico da psicologia para práticas educativas. Por ser uma abordagem que valoriza as interações de pessoa para pessoa, a ACP trouxe a possibilidade de pensarmos uma aprendizagem verdadeiramente significativa porque é focada nos interesses genuínos dos alunos. Portanto, pressupõe relações não opressivas, mais democráticas e que valorizam os saberes tradicionais oriundos da nossa história oral, que transcendem a hegemonia eurocentrada e do Norte. Assim, apresentamos os principais pressupostos da ACP e suas aplicações na educação - o que chamamos de Educação Centrada em Estudantes, a partir do que vem sendo discutido e desenvolvido por autores latino americanos da psicologia e da educação. Consideramos ser esta abordagem uma colaboração para a construção de uma dinâmica pedagógica decolonial. Então, realizamos uma reflexão teórica que nos suscitou uma profícua articulação entre as duas epistemologias presentes neste trabalho: a ACP latino-americana e a perspectiva do Sul global sobre educação. Juntas, acreditamos que elas podem ajudar na consolidação de práticas educacionais libertárias, democráticas e decolonizadas.
Palabras clave : Abordagem centrada na pessoa; Decolonialidade; Práticas educativas..