SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número59PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DIÁLOGO INTERTEXTUAL ENTRE LINGUAGENS CULTURAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENAEL PAPEL SANITÁRIO DE LAS CURANDERAS BRASILEÑAS DE ANTAÑO Y DEL PRESENTE: RESIGNIFICACIONES Y CONTINUIDADES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

BORGES, Maria Célia  y  RICHTER, Leonice Matilde. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES - EPISTEMOLOGIA E PRÁXIS CRIADORA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.59, e13935.  Epub 07-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n59.13935.

A formação de professores é uma área de pesquisa que necessita de uma corrente filosófica orientadora. O objetivo do texto é discutir a formação de professores como epistemologia da práxis criadora, cujas reflexões e diálogo são orientados pelo materialismo histórico dialético. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica recorrendo a alguns autores da matriz filosófica como Marx (1982), Vázquez (1977), Vygotsky (2003,2005) e Kosik (2010), bem como ao tema formação de professores com base em autores como Schön (1997), Tardif (2002) e Pimenta (2005), entre outros. Os resultados evidenciaram que nossa compreensão segue na contramão dos racionalistas práticos que concebem a Formação de Professores limitada ao mundo da consciência comum, sem garantir o desenvolvimento do pensamento científico sobre a docência, o qual a subsidia à apropriação e objetivação de uma práxis criadora. Teoria e prática são fundamentais na formação docente, sendo a primeira orientada por uma matriz epistêmica.

Palabras clave : formação de professores; epistemologia; materialismo histórico dialético; teoria e prática; práxis criadora..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )