Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Motrivivência
versión On-line ISSN 2175-8042
Resumen
SOUSA, Cláudio Aparecido de; MALDONADO, Daniel Teixeira y FARIAS, Uirá de Siqueira. A tematização do sertanejo nas aulas de Educação Física: o círculo de cultura como inspiração para a prática pedagógica. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e67698. Epub 01-Mayo-2020. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e67698.
O objetivo desse estudo foi relatar uma experiência pedagógica produzida em uma escola pública, localizada no município de São Bernardo do Campo - SP, realizada nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido no segundo trimestre de 2019 e teve como tema a dança sertaneja. Foram organizadas 15 vivências permeadas por esse ritmo musical. Durante o projeto educativo, os estudantes vivenciaram os gestos dessa prática corporal, refletiram sobre aspectos históricos, sociais e políticos relacionados com o ritmo sertanejo, organizaram apresentações para a comunidade escolar e refletiram sobre todas essas experiências no círculo de cultura. Concluímos que as danças podem ser tematizadas nas aulas de Educação Física Escolar e os estudantes devem ser colocados em evidência na construção das experiências educativas, possibilitando a participação democrática desses discentes no cotidiano escolar.
Palabras clave : Educação física escolar; Círculo de cultura; Ritmo sertanejo.