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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
ENS, Romilda Teodora. A pesquisa da prática pedagógica e a política de formação de professores: conhecimento, desafio, compromisso na representação social de ex-alunos de Pedagogia. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.227, pp.161-177. ISSN 2176-6681.
O presente estudo faz um levantamento das representações sociais de ex-alunos sobre a formação de professores e a inserção da pesquisa na formação inicial e na prática docente. Com o objetivo de compreender qual representação de pesquisa emerge de ex-alunos de um curso de Pedagogia, fez-se uso da técnica do grupo focal, e a análise apoiou-se no aporte da teoria das representações sociais e da política de formação de professores no Brasil. Os resultados obtidos apontam contradições na implementação da proposta de “Pesquisa da Prática Pedagógica” (PPP), eixo fundamental do currículo do curso investigado, ressaltando aspectos voltados ao conhecimento adquirido, ao compromisso e aos desafios da proposta. Na representação dos ex-alunos, a pesquisa para os professores vai desde uma concepção “simplista” (fragmentada) até uma diversidade de fundamentos epistemológicos, as quais se repetem na representação apresentada pelos participantes do grupo focal. A pesquisa assume, portanto, relevância tanto na formação inicial para a docência quanto na formação continuada do professor formador.
Palabras clave : Política da Educação; Formação de Professores; Representações Sociais; Pesquisa; Prática Pedagógica.