Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
KERBER, Alessander; SCHEMES, Claudia y PRODANOV, Cleber Cristiano. Memória das práticas educativas durante o primeiro governo Vargas na cidade de Novo Hamburgo - RS. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.02, pp.139-170. ISSN 2238-0094.
No presente trabalho, analisamos a memória de pessoas que estudaram em escolas étnicas alemãs durante o primeiro governo Vargas (1930-1945), na cidade de Novo Hamburgo - RS. A maior parte das escolas dessa região, naquela época, era comunitária e étnica alemã, sendo que a região foi marcada pelo processo de imigração desencadeado no Brasil no século XIX. Durante o período analisado, houve um processo de reconstrução e massificação de uma versão sobre a identidade nacional brasileira, no qual o sistema educacional sofreu forte impacto. Na região em estudo, houve um processo singular de lutas de representações e violência física e simbólica na afirmação dessa identidade nacional.
Palabras clave : Identidade Nacional; Memória; Práticas Educativas; Representações.