SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22El uso de la cultura popular brasileña como contenido didáctico en la Educación Física escolar (1930-1960)Comienzo de la atención educativa a la primera infancia en España: el caso de Cádiz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

LIMA, Fábio Souza. A ordem do presidente JK: formação de professores primários e interesses políticos na criação da Escola Normal Júlia Kubitschek, 1960. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e224.  Epub 04-Sep-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e224.

O presente artigo tem por objetivo resgatar a história da criação da Escola Normal Julia Kubitschek, em 1960, ano em que a capital do Brasil foi transferida do Rio de Janeiro para Brasília. Especificamente, objetivou-se também abordar as políticas públicas para formação de professores primários, as tramas político-partidárias, a cobertura da imprensa carioca e a atuação de comissões de pais de alunas durante o processo de criação da unidade. O estudo teve por base os pressupostos da nova história política e a metodologia de análise de periódicos. Concluiu-se que não houve planejamento para a expansão do Curso Normal na antiga capital, sendo as barganhas políticas, a interferência presidencial e os interesses da imprensa e das famílias cariocas as peças centrais que deram origem à instituição.

Palabras clave : história da educação; Escola Normal Julia Kubitschek; formação de professores; escola normal; política educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )