Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Comunicações
versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
CONTE, Elaine y BASEGIO, Antonio Carlos. Metáforas à construção do hipertexto no cenário educacional. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, pp.127-144. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p127-144.
Associado à compreensão das interfaces do ensino e da aprendizagem com as diferentes tecnologias, surge o hipertexto educacional numa perspectiva interdisciplinar e dinâmica, com um imenso potencial epistemológico, hermenêutico, emancipatório e social. Trata-se de investigar, pela via hermenêutica, os elementos constitutivos da educação contemporânea, a partir dos sentidos interativos e animados da linguagem hipertextual, que criam uma nova interface da formação possibilitada entre os diferentes olhares culturais e as formas de imersão no mundo. O trabalho enfatiza as concepções metafóricas que orientam o hipertexto, sustentando alguns conceitos contemporâneos no cenário educacional, que revelam a complexidade experimentada em rede. Concluímos que o hipertexto de narrativas digitais pode superar as limitações textuais que isolam ou fragmentam o discurso educacional, ampliando a rede de sentidos e significações, por meio da dinâmica eletrônica que permite muitas possibilidades de leitura metafórica.
Palabras clave : Metáforas; Hipertexto; Educação.