Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Comunicações
versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
LIMA, JEAN CUSTÓDIO DE y ARENA, DAGOBERTO BUIM. HIPERTEXTO: A FORMAÇÃO DE UM LEITOR COMO AUTOR. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.187-201. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p187-201.
Este artigo trata do uso de hipertextos na formação de leitores/autores. Assim sendo, ele objetiva discutir mudanças do conceito de autoria diante desse novo formato de ler e aprender, oriundo do advento da internet e de seu impacto na educação. Por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, observa-se que, pelo processo de leitura não-linear, no qual o estudante tem acesso ilimitado a outros textos de acordo com a sua escolha, o aluno é um autor em potencial, pois essa forma de leitura detém uma significativa diferença entre os textos impressos, visto que é dinâmico e flexível devido às possibilidades dos links e do diálogo com outras interfaces semióticas, permitindo, assim, a construção de um texto único e original. Desse modo, com o apoio do professor em uma atividade epilinguística vinculada à tecnologia, pode-se fazer do aluno um leitor/autor mais maduro. Enfim, embora o ensino da linguagem tenha se reduzido simplesmente às nomenclaturas, ao estudo sintático e às classificações, conclui-se que o uso das TIC, com sua vasta intertextualidade e dialogia semiótica, pode ajudar a reverter essa constatação.
Palabras clave : HIPERTEXTO; EPILINGUÍSTICA; FORMAÇÃO DE LEITORES/AUTORES.