Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
PAULA, Eunice Dias de. Aprender com as crianças indígenas: mudando a lógica neocolonial presente nos processos de escolarização. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.49, suppl.02, pp.437-452. ISSN 2238-2097.
Neste artigo abordamos processos educativos presentes nas sociedades indígenas, tendo como referência o povo Apyãwa (Tapirapé), MT, destacando os princípios de autonomia e do respeito pelas crianças. Estudos antropológicos e educacionais têm demonstrado a eficácia destes processos próprios da educação indígena (MELIÀ, 1979; PAULA, 1997, 2001; TASSINARI, 2011). Todavia, os projetos de escolarização implantados desde a época colonial não consideram estes processos e analisamos que, mesmo os cursos para docentes que se situam dentro do modelo denominado educação escolar indígena, continuam a repetir velhas práticas colonizadoras. Uma mudança de postura incluiria aprender com as crianças indígenas e como elas vivem em suas comunidades.
Palabras clave : Educação Indígena; Escolarização; Docentes Indígenas; Processos Formativos.