Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
OLIVEIRA, ANA CRISTINA PRADO DE; CARVALHO, CYNTHIA PAES DE y BRITO, MURILLO MARSCHNER ALVES DE. Gestão escolar: um olhar sobre a formação inicial dos diretores das escolas públicas brasileiras. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.473-495. Epub 11-Ene-2021. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol36n22020.99857.
A literatura educacional documenta recorrentemente a importância do trabalho do diretor escolar para os resultados educacionais. Contudo, os diretores são preparados em sua formação inicial para tais funções? Este artigo apresenta uma análise das matrizes curriculares de uma amostra de cursos de licenciatura, com foco na oferta de formação em gestão escolar. Discutimos a hipótese de que os cursos que oferecem a formação inicial da maioria desses profissionais não parecem prepará-los para os desafios que a função de diretor apresenta nas escolas públicas brasileiras.
Palabras clave : Gestão Escolar; Diretores; Licenciatura.