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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
LEITAO, FERNANDINO JOÃO PEREIRA. Dedicação exclusiva na docência universitária em Angola: realismo ou utopia?. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1128-1152. Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.102961.
O presente artigo aborda a disposição do estatuto da carreira docente universitária que obriga o docente, em regime integral, a dedicar-se exclusivamente a uma única instituição de ensino. Nesse sentido, o seu objetivo consiste em analisar a relação entre esta política pública formulada e a sua implementação à luz dos fundamentos da teoria da complexidade de Edgar Morin e das representações sociais de Serge Moscovici. Trata-se de um estudo descritivo com uma abordagem quali-quantitativa associada à reflexão teórica. Os resultados demonstram que a gestão das políticas públicas entre a formulação e a implementação é complexa, porque sua aplicação é condicionada pelas circunstâncias objetivas do contexto sempre dinâmico e cambiante.
Palabras clave : Dedicação exclusiva; Docentes universitários; Angola.