SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número70El niño y el derecho a participar: desafíos para la Educación InfantilAprendices de ficción: sobre la lectura y la escritura de cuentos en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SANTOS, Allessandra Elisabeth dos  y  SORTE, Paulo Boa. Tecnologias em sala de aula e sua relação com a prática docente: representações de professoras de língua inglesa. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.70, e-33287.  Epub 06-Mar-2024. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70id33287.

Este estudo objetiva analisar as representações de quatro professoras de inglês acerca dos usos de tecnologias para compreender a relação dessas representações com a prática das docentes participantes. Entendemos os usos de tecnologias permeados por experiências compartilhadas por membros de uma comunidade que, nesse caso, identificamos como professores de línguas adicionais, a partir da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2010). Esta pesquisa de campo adota princípios de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário, observação de aulas e entrevista, e analisados segundo a perspectiva da Pesquisa-Docente (Freeman, 1998) e do processo de codificação de Auerbach e Silverstein (2003). A análise revelou duas representações oriundas de seis temas. Neste artigo, abordamos a representação tecnologias como recursos pedagógicos essenciais na aula de inglês, oriunda dos temas: tecnologias analógicas como um recurso pedagógico essencial na aula de inglês e tecnologias digitais como um recurso pedagógico essencial na aula de inglês.

Palabras clave : Representações Sociais; Ensino-aprendizagem de inglês; Ensino médio integral; Tecnologias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )