SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número62Políticas de evaluación en larga escala e institucional: perfil de la producción en el postgradoRuta histórica del Saresp y las implicaciones para el trabajo pedagógico en el aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

BAUER, Adriana; PIMENTA, Claudia Oliveira; NETO, João Luiz Horta  y  SOUSA, Sandra Zákia Lian. Avaliação em larga escala em municípios brasileiros: o que dizem os números? * . Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.62, pp.326-352. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266203207.

O artigo, que se organiza em quatro seções, apresenta resultados de pesquisa que teve por objetivos mapear e caracterizar iniciativas relacionadas às avaliações em larga escala em desenvolvimento nos municípios brasileiros. Inicialmente, expõe-se uma síntese de estudos já produzidos sobre a temática e, em seguida, são explicitado os procedimentos metodológicos do estudo. Na terceira seção, discutem-se resultados obtidos na fase preliminar do survey, que abarcam manifestações obtidas de 4.309 municípios. Por fim, são apontadas conclusões acerca de concepções presentes nas avaliações propostas pelos municípios e dos usos dos resultados que as gestões desses entes federados fazem das diversas avaliações existentes, que evidenciam a consolidação da avaliação em larga escala como instrumento de gestão educacional nas municipalidades.

Palabras clave : Avaliação Educacional; Gestão Educacional; Survey; Política de Avaliação dos Municípios.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )