Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
ARAUJO, Maria de Lourdes Haywanon Santos y TENORIO, Robinson Moreira. Resulta dos brasileiros no pisa e seus (des)usos. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.344-380. Epub 01-Mayo-2017. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4553.
O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar como foram utilizados os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) no contexto educacional brasileiro. A revisão de literatura permitiu apontar a avaliação como um fator fundamental para a qualificação da educação, elaborar um panorama das pesquisas sobre o PISA no Brasil, além de propiciar discussões sobre a necessidade do uso dos resultados das avaliações em larga escala. A partir da análise documental e de entrevistas semiestruturadas, foi possível não apenas apresentar um estudo sobre o uso dos resultados do PISA no país, mas também estabelecer categorias de usos como o Uso Indevido ou Não Uso, apresentando as possibilidades e dificuldades dessa utilização e o papel dos gestores nesse processo.
Palabras clave : PISA; Uso de Resultados; Avaliação Educacional; Políticas Públicas.