Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
GROSVENOR, Ian y MACNAB, Natasha. “Seeing through touch”: the material world of visually impaired children. Educ. Rev. [online]. 2013, n.49, pp.39-57. ISSN 0104-4060.
Este artigo analisa as mudanças no mundo material da criança com deficiência visual e as formas como ela foi vista e entendida ao longo do tempo por estudiosos, filósofos, educadores e outros comentaristas. Ele descreve e analisa como os encontros táteis, desde o Iluminismo até os dias de hoje foram planejados, dentre outros, por educadores e curadores de museus. O ponto de partida desta análise é a publicação na internet de um blog, em 2011, onde estão postadas imagens organizadas por John Alfred Chalton (Sunderland Museum, Inglaterra), entre os anos de 1913-1926; e segue delineando a origem e o desenvolvimento de ideias em torno do “ver através do tato”, tomando o exemplo dos livros e mapas em alto relevo e das máquinas de impressão, como as do sistema Braille no século XIX, aos desenvolvimentos teóricos e pedagógicos que se iniciam no século XX.
Palabras clave : Cultura Material; Museu; Cegueira; Criança com Deficiência Visual.