SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Etnografía en red: perspectivas y enfoques cambiantes para comprender la gobernanza educativaAgencia radical transformadora: continuidades y contrastes en relación con la agencia relacional e implicaciones para la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

BIRAO, Fabiana Cristina Giehl  y  DENARI, Fátima Elisabeth. Programa Educacional de Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil e introdução à leitura de mapas na sala de aula comum. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21406.  Epub 15-Mar-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21406.085.

Este artigo, baseado em tese de doutoramento, tem como objetivo geral analisar os efeitos do Programa Educacional de Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil1, quando aplicado no contexto da sala de aula comum, com alunos com cegueira. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória de natureza descritiva, caracterizada por uma intervenção. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário aberto, sondagem, entrevista, diário de campo e o programa de intervenção. Os dados foram submetidos à análise descritiva. O desenvolvimento deste estudo mostrou que o programa mencionado pode e deve ser desenvolvido pelos professores com todos os alunos na sala de aula comum.

Palabras clave : Educação Especial; Cegueira; Cartografia Tátil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )