SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50Enseñanza híbrida práctica: aprendizaje con estudiantes más activosREMODELACIÓN DE FOREGROUND: ORQUESTANDO EL FUTURO CON LOS PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

SILVA, Soane Santos; PIRES, Ennia Débora Passos Braga  y  MIRANDA, Hilheno Oliveiral. GESTÃO DEMOCRÁTICA: ARTICULAÇÕES E CONTRADIÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11736.  Epub 17-Mayo-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11736.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender as concepções sobre gestão democrática e suas relações com os modelos de gestão gerencial e compartilhada. O embasamento teórico fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Ball (2001), Libâneo (2007), Lück (2006) e Paro (2010a; 2010b). Pautando-se no materialismo histórico-dialético, a pesquisa foi desenvolvida na Rede Municipal de Educação de Itapetinga-BA, tendo como sujeitos da investigação coordenadores pedagógicos escolares, gestores e coordenadores técnicos da Secretaria Municipal de Educação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e confrontados com a pesquisa bibliográfica e documental à luz do método escolhido. A pesquisa evidenciou que as concepções sobre gestão democrática têm se revelado como alvo das influências ideológicas da classe dominante, sob as bases neoliberais, em um discurso que convence, causa estranhamento e contradições no contexto educacional.

Palabras clave : gestão democrática; materialismo histórico dialético; modelos de gestão..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )