SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50TRAYECTORIA PROFESIONAL DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS CON EXPERIENCIA EN LA BÚSQUEDA DE LA PROFESIONALIZACIÓN DOCENTEDEL SUJETO MODERNO AL EMPRESARIO DE SÍ MISMO: PRODUCCIÓN, CONOCIMIENTO Y EROSIONES EN UNA BREVE ONTOLOGÍA DE NOSOTROS MISMOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

LOPES, Aldo Peres Campos e. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e12287.  Epub 17-Mayo-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.e12287.

Disciplinas matemáticas do Ensino Superior podem ser desafiadoras, por isso é importante primar por uma aprendizagem que seja significativa e crítica. Acreditando que a utilização da modelagem matemática é um caminho nessa direção, nossa pesquisa tem como objetivo investigar a aprendizagem significativa crítica em atividades de modelagem matemática produzidas por alunos de engenharias. Investigamos as possibilidades e os desafios para a aprendizagem significativa crítica nesse contexto e notamos que a modelagem favorece diversos princípios da aprendizagem significativa crítica, como descentralização do livro-texto e do quadro. Concluímos esse estudo com algumas considerações sobre modelagens, seus desafios e a aprendizagem significativa crítica.

Palabras clave : modelagem matemática; ensino superior; aprendizagem significativa; equações diferenciais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )