SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Prácticas escolares e innovación docente en la España contemporánea. El reflejo de los acontecimientos clave en las revistas pedagógicasInnovación educativa en tres periódicos brasileros de História de la Educación (1997-2022) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

POZO-ANDRES, Maria del Mar Del. Um ensaio sobre a interpretação dos mecanismos de apropriação pedagógica: as práticas de decroly na espanha (1910-1940). Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e134522.  Epub 30-Mar-2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/134522.

Este artigo trata dos mecanismos de apropriação pedagógica de uma inovação educacional, os chamados "centros de interesse", que são identificados com o pedagogo belga Ovide Decroly. Ele analisa as maneiras pelas quais o conhecimento pedagógico sobre os centros de interesse circulava dentro do grupo de pares, ou seja, como os professores comunicavam seus ensaios e práticas escolares uns aos outros. E estudamos como esses processos de transferência entre pares transformaram os mecanismos de apropriação das práticas escolares de Decroly.

Palabras clave : Apropriação pedagógica; centros de interesse; inovação educacional; Decroly; Espanha.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )