SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número21FATORES MOTIVACIONAIS RELACIONADOS À ESCOLHA DO CURSO DE FARMÁCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SULO PERFIL E O IMPACTO DE UMA RESIDÊNCIA MULTIPRO-FISSIONAL EM ATENÇÃO HOSPITALAR PARA TERAPEUTAS OCUPACIONAIS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

GUIMARAES, Gilson Pereira  y  CALDAS, Patrícia Trindade. JUNTOS SOMOS MELHORES: ANÁLISE DA COPRODUÇÃO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS EDUCACIONAIS EM ESCOLAS DE CAMPINA GRANDE/PB. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e85113.  Epub 10-Abr-2024. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133885113.

A coprodução é uma estratégia governamental que busca envolver a sociedade civil na melhoria dos serviços públicos, sendo especialmente relevante na área da educação. Este estudo objetiva analisar a coprodução nos serviços públicos de educação em escolas de Campina Grande/PB. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com gestores, professores, alunos e pais. Foram encontrados diversos exemplos de coprodução, como a implantação de orçamentos democráticos, a adoção de conselhos participativos e a colaboração de diversos atores da sociedade para aprimorar a educação dos estudantes. Verificou-se que a escola municipal de ensino fundamental apresentou uma diversidade maior de exemplos, parcerias e força na coprodução em comparação à escola estadual de ensino médio.

Palabras clave : serviços públicos; coprodução; educação; tipologia; engajamento civil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )