SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Brecha de tecnologia en la Formación Docente: un análisis desde la perspectiva del pensamiento reflexivoEl juego en la educación infantil inclusiva en las prácticas pedagógicas para niños con discapacidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

MARTINS, Ismênia Gurgel  y  LEITE, Raquel Crosara Maia. Um mapeamento sobre Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas: panorama científico-brasileiro. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11096.  Epub 06-Abr-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11096.

Esta pesquisa teve como objetivo realizar um estudo de Revisão Sistemática de Literatura sobre Estágio Curricular Supervisionado em licenciatura em Ciências Biológicas de modo a revelar como a temática vem sendo abordada na área de Ensino de Ciências. Para tanto, apresentaram-se os resultados de uma pesquisa qualitativa que contemplou 102 artigos publicados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior nos últimos dez anos. Dentre eles, a Revista Investigación y Experiencias Didácticas se destaca com maior número de publicações, cujas temáticas mais enfatizadas foram “formação docente”, “intervenção pedagógica” e “concepções”, tendo como foco de investigação licenciandos, educadores e documentos. Não foram encontrados trabalhos realizados nos estados do Acre, Sergipe, Mato Grosso e Espírito Santo. A Universidade Federal do Paraná foi a instituição com mais publicações. Com isso, conclui-se que há a necessidade de ampliar as pesquisas envolvendo o papel formativo dos professores do ensino superior, já que o estágio foi investigado em diferentes perspectivas educacionais.

Palabras clave : docência; educação básica; metodologias..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )