Editorial |
| |
| Dantas, Tânia Regina; Fornari, Liége Maria Sitja |
| |
Apresentação |
| |
| Mota, Kátia Maria Santos; Borba, Valquíria C. M. |
| |
Artigos |
| |
| · Leitura e escritura: processos cognitivos, aprendizagem e formação de professores Borba, Valquíria Claudete Machado; Pereira, Monalisa dos Reis Aguiar; Santos, Adelino Pereira dos
|
| |
| · A neurociência na formação de professores: um estudo da realidade brasileira Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; Lopes, Aline Moraes; Couto, Pablo Alves
|
| |
| · Vivência e afetação na sala de aula: um diálogo entre Vigotski e Espinosa Marques, Eliana de Sousa Alencar; Carvalho, Maria Vilani Cosme de
|
| |
| · Repercussões de descobertas neurocientíficas ao ensino da escrita Guaresi, Ronei
|
| |
| · Cognoteca: uma alternativa para o exercício de habilidades cognitivas, emocionais e sociais no contexto escolar Ramos, Daniela Karine
|
| |
| · O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula: uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos Zimmer, Márcia Cristina; Alves, Ubiratã Kickhöfel
|
| |
| · A compreensão leitora e o processo inferencial em turmas do nono ano do ensino fundamental Oliveira, Francisco Jailson Dantas de; Silveira, Maria Inez Matoso
|
| |
| · Leituras compartilhadas, memória e envelhecimento Mota, Kátia Maria Santos; Pereira, Aurea da Silva; Rodrigues, Maria Emília Oliveira de Santana
|
| |
| · Literatura na formação de professoras: presente! Beltrão, Lícia Maria Freire; Arapiraca, Mary de Andrade
|
| |
| · Modelos de formação para o ensino da escrita em Portugal e no Brasil Pereira, Luísa Álvares; Graça, Luciana; Carnin, Anderson
|
| |
| · Aprendizagem profissional e políticas para formação continuada de professores: um estudo de caso Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira; Esquinsani, Valdocir Antonio
|
| |
| · Aprendizagens de professoras que ensinam matemática em uma comunidade de prática Nagy, Marcia Cristina; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
|
| |
| · Aprendizagem, ensino e desenvolvimento profissional docente na universidade: desafios, perspectivas e trajetórias de mudança Soares, Sandra Regina; Vieira, Flávia
|
| |
| · Profissão professor: modos de gerenciar a docência em tempos de inclusão Silva, Gisele Ruiz
|
| |
| · Las concepciones implícitas de los profesores universitarios sobre los requisitos para el aprendizaje Alves, Iron Pedreira; Ignacio Pozo, Juan
|
| |
| · Desenvolvimento profissional docente e narrativas em diferentes momentos da formação e atuação Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de; Gama, Renata Prenstteter
|
| |
Estudos |
| |
| · Pierre Bourdieu: da “ilusão” à “conversão” autobiográfica Passegg, Maria da Conceição
|
| |
| · Educação e direitos humanos numa perspectiva intercultural Genro, Maria Elly Herz; Zitkoski, Jaime José
|
| |
Resumos de Teses e Dissertações |
| |
| · Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G: a construção de territorialidades em tempos de internacionalização Cossi, Ana Cecília Bizon
|
| |
Estudos |
| |
| · Fluências lexicais africanas e afro-brasileiras no processo de construção identitária dos estudantes da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos Dourado, Lise Mary Arruda
|
| |
Resumos de Teses e Dissertações |
| |
| · A leitura-estar-no-mundo e a constituição do sujeito-leitor Oliveira, Rosemary Lapa
|
| |
| · De volta ao inferno: um caso de tradução intersemiótica entre literatura e videogame Pessoa, Marcos Paulo Lopes
|
| |