Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
SILVA, Maurício. Educação afrocentrada como pedagogia decolonial no contexto educacional brasileiro. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19343. Epub 27-Ago-2022. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19343.075.
Este artigo tem como objetivo abordar o conceito de educação afrocentrada, a partir da teoria da afrocentricidade, divulgada principalmente pelo educador e intelectual afro-americano Molefi Asante, inserindo alguns de seus princípios no contexto da pedagogia decolonial latino-americana, com especial atenção para o contexto educacional brasileiro. O resultado da abordagem aponta para a necessidade de empregar a educação afrocentrada e o currículo afrocentrado como instrumentos para a efetivação de uma autêntica pedagogia decolonial
Palabras clave : Educação afrocentrada; Afrocentricidade; Molefi Asante; Pedagogia decolonial; Educação brasileira..