Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
FERNANDEZ, Loreto y FALABELLA, Alejandra. Neoliberalismo na educação infantil: uma revisão sistemática da literatura internacional. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e22562. Epub 15-Mar-2024. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.22562.083.
O neoliberalismo na educação tem se proliferado em diferentes lugares do mundo, inclusive na Educação Infantil (0-6 anos). O aumento das matrículas neste nível de ensino tem ocorrido principalmente por meio desta lógica de política, que inclui: privatização da oferta, financiamento competitivo ligado à procura e sistemas de avaliação padronizada. Considerando as particularidades deste nível de ensino, existem escassos dados sobre as consequências destas políticas. Com o objetivo de compreender as implicações destas transformações na Educação Infantil, foi realizada uma revisão sistemática da literatura internacional, examinando 53 publicações do período de 2012 a 2022. Os resultados contribuem para caracterizar as políticas neoliberais neste nível e identificar os seus efeitos em relação a: i) acesso, cobertura e equidade, ii) qualidade, currículo e prestação de contas, e iii) condições laborais e de financiamento.
Palabras clave : Neoliberalismo; Privatização; Mercantilização; Prestação de contas; Educação Infantil.