Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
ARAUJO, Luciene. Na teoria, modernização; na prática, regressão: política educacional no governo Temer. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35696. Epub 30-Mar-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35696.
Sob a luz da teoria social crítica e mediante revisão de literatura, objetivamos discutir a política de Educação brasileira pós-golpe de Estado, ocorrido em 2016, evidenciando as iniciativas direcionadas para a educação básica sob os pilares da regressão, desestruturação e desmonte da política pública educacional, acarretando o seu esvaziamento ontológico, a flexibilização do currículo e a precarização das condições de trabalho retratados no Movimento Escola sem Partido, na Base Nacional Comum Curricular e na Reforma do Ensino Médio. Sinalizamos, por fim, a necessária articulação da classe trabalhadora em defesa da educação pública e de qualidade.
Palabras clave : Educação; Liberdade de ensino; Contexto político; Governo Temer.