Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
SILVA, Fabrício Oliveira da. Práticas educativas na docência universitária: concepções na/da inovação pedagógica. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.3, e31310. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.31310.
O trabalho analisa os resumos expandidos escritos e apresentados ao evento denominado Seminário Pedagogia do Ensino Superior: Partilha de Práticas Inovadoras realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária (NEPPU) de uma instituição pública de Ensino Superior do Estado da Bahia. O objetivo do estudo foi analisar como os professores, autores dos resumos e participantes do referido seminário, concebem uma prática inovadora. A metodologia utilizada foi o desenvolvimento do Estado da Arte, que consiste em uma técnica de mapeamento de estudos já realizados em determinada área do conhecimento. A base teórica constituiu nas contribuições de Cunha (2001), Fullan (2007), Lucarelli (2005), entre outros. O estudo mostrou que os professores consideram suas práticas enquanto inovadoras, pois elas se fundamentam no paradigma da mudança caracterizada por uma variação de estratégias metodológicas que o professor desenvolve, tornando as aulas diferentes e atrativas para os estudantes.
Palabras clave : práticas educativas; inovação; docência universitária.