Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensino em Re-Vista
versión On-line ISSN 1983-1730
Resumen
BATISTA, Ruhama Ariella Sabião y BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação das aprendizagens em História: uma proposta para Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Ensino em Re-Vista [online]. 2023, vol.30, e001. Epub 01-Ago-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v30a2023-1.
Neste artigo apresenta-se uma proposta de avaliação das aprendizagens na disciplina de História, para o Ensino Fundamental Anos Finais, associada à metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) (BENDER, 2014). A pesquisa qualitativa, de abordagem bibliográfica, teve como pressupostos teóricos os escritos de Fernandes (2009), Depresbiteris e Tavares (2009), Black (2009), Roldão e Ferro (2015), Brandalise (2020), dentre outros, que contribuíram para a fundamentação da Avaliação da/para a aprendizagem, ou seja, a avaliação somativa e formativa. Na disciplina de História, considerou-se que a ABP pode potencializar a avaliação das aprendizagens como um processo participativo e dialógico, no qual professores e alunos podem vivenciar a integração ensino-avaliação-aprendizagem.
Palabras clave : Avaliação das Aprendizagens; Avaliação da/para as aprendizagens; Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP); Ensino de Hysteria.