Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Práxis Educacional
versión On-line ISSN 2178-2679
Resumen
LOPES, Aldo Peres Campos e. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e12287. Epub 17-Mayo-2024. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.e12287.
Disciplinas matemáticas do Ensino Superior podem ser desafiadoras, por isso é importante primar por uma aprendizagem que seja significativa e crítica. Acreditando que a utilização da modelagem matemática é um caminho nessa direção, nossa pesquisa tem como objetivo investigar a aprendizagem significativa crítica em atividades de modelagem matemática produzidas por alunos de engenharias. Investigamos as possibilidades e os desafios para a aprendizagem significativa crítica nesse contexto e notamos que a modelagem favorece diversos princípios da aprendizagem significativa crítica, como descentralização do livro-texto e do quadro. Concluímos esse estudo com algumas considerações sobre modelagens, seus desafios e a aprendizagem significativa crítica.
Palabras clave : modelagem matemática; ensino superior; aprendizagem significativa; equações diferenciais.