Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Comunicações
versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
VILLELA, FÁBIO FERNANDES. ESCOLA E PRECONCEITO: ESTUDO SOBRE O PRECONCEITO CONTRA A ORIGEM GEOGRÁFICA E DE LUGAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.149-162. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p149-162.
Este texto tem por objetivo apresentar alguns resultados da pesquisa que possibilitou investigar as representações sociais do preconceito contra a origem geográfica e de lugar em alunos de escolas de meio rural, com a finalidade principal de aprimorar a formação de professores (Cf. Villela, 2013-2015). No contexto da macrorregião de São José do Rio Preto (SP), são relevantes aquelas representações sociais sobre os “caipiras”, de modo que este projeto vem a colaborar na elaboração de pesquisas interessadas na descrição e compreensão de processos envolvendo relações entre o preconceito, a educação e o mundo rural, especialmente das comunidades tradicionais denominadas “caipiras”.
Palabras clave : REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; PRECONCEITO CONTRA A ORIGEM GEOGRÁFICA E DE LUGAR; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.