Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
CRUZ, JOSÉ EWERTON FEITOSA y PIMENTEL, GABRIELA SOUSA RÊGO. A identidade profissional da coordenação pedagógica: tensões e perspectivas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e120142. Epub 02-Oct-2023. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol38n002022.120142.
A elaboração deste trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de campo realizada na Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde – Bahia. Com objetivo de analisar as atribuições assumidas pelos coordenadores pedagógicos, na perspectiva da construção de sua identidade profissional. A pesquisa configurou-se como exploratória e de abordagem qualitativa. Através dela é possível perceber que a perpetuação das tensões de atribuição interfere significativamente no perfil profissional do coordenador, inviabiliza o seu trabalho e compromete a qualidade da gestão pedagógica.
Palabras clave : Coordenação Pedagógica; Identidade Profissional; Gestão educacional.