Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
LEIVAS, José Carlos Pinto; MATHIAS, Carmen Vieira y SILVA, José Anchieta da. Conectando Gestos e Imagens com Conceitos em Geometria. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e117756. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236117756vs01.
A pesquisa teve como objetivo analisar como os estudantes identificaram conceitos, propriedades e relações de entes geométricos euclidianos, por meio de gestos com o uso de um jogo. A investigação caracteriza-se, quanto aos procedimentos técnicos, como uma pesquisa participante com abordagem qualitativa e foi realizada com alunos do Ensino Médio em uma escola privada. As análises realizadas, via categorização dos gestos utilizados, indicaram que os alunos produzem gestos de forma mais eficiente quando possuem uma imagem mental do ente geométrico a ser representado. A pesquisa também evidenciou que, aqueles que desempenham o papel de observadores no jogo, identificam o gesto produzido quando possuem conhecimento do conceito atrelado a ele.
Palabras clave : Geometria; Gestos; Jogos.